top of page
Buscar

Parceria entre Alto Mangueiral e SESI leva EJA a trabalhadores da construção civil

  • Foto do escritor: Maia Figueira
    Maia Figueira
  • 1 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura


Nesta terça-feira (05) foi realizada a solenidade de abertura do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltado aos trabalhadores do empreendimento Alto Mangueiral, em São Sebastião. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Engertal e o Serviço Social da Indústria (SESI), com o objetivo de oferecer a oportunidade de retomada dos estudos e certificação do ensino médio para os colaboradores da obra.


“Participar da construção de um novo país passa, necessariamente, pela valorização da educação. Muitos dos nossos trabalhadores não tiveram a chance de concluir os estudos no tempo convencional, e é gratificante oferecer essa nova oportunidade”, afirmou Marco Antonio Areias Secco, diretor regional da Fibra e superintendente do SESI/DF. 


“Projetos como esse representam não apenas uma chance de aprendizado, mas uma verdadeira transformação de vida”, completou.


Neste primeiro ciclo, foram selecionados 34 colaboradores, divididos em quatro turmas. 


As aulas começam no dia 07 de agosto e serão realizadas em formato híbrido, com encontros presenciais semanais no próprio canteiro de obras, em espaço preparado para as aulas, além de atividades na plataforma educacional do SESI, responsável pelo conteúdo pedagógico e pela certificação ao final do curso.


“Hoje, damos início a mais uma etapa de aprendizagem dentro do nosso projeto, com o compromisso de que cada aluno saia daqui não apenas com a conclusão do ensino médio, mas preparado para trilhar novas oportunidades. Essa é a transformação que buscamos promover”, destacou Carolina Stresser Galvão Carvalho, porta-voz do projeto pela Engertal.


Durante a cerimônia, o CEO da Engertal reforçou o impacto da ação para além da obra: “É uma honra celebrar a abertura da nossa escola. Conhecimento é a única coisa que nunca vão poder tirar de nós. Mais do que construir lares, queremos transformar vidas, deixar um legado. Quando finalizarmos o empreendimento, o que ficará será uma comunidade que prosperou, pessoas que avançaram na vida. Essa escola reafirma nosso compromisso com os colaboradores e com a comunidade. É só o começo de uma parceria longa, com muitas ações e programas pela frente”, afirmou Tarik Ajub.


A expectativa é de que novas turmas sejam abertas futuramente, ampliando o alcance do programa. A ação reforça a importância da atuação conjunta entre empresas e instituições na promoção da educação e da inclusão social no Distrito Federal.

 
 
 

Comentários


bottom of page